Orientação Educacional

O processo de aprendizagem suscita o envolvimento de todos para sua ocorrência (família, amigos, comunidade, alunos, professores, etc.) enfim todos ocupam local de destaque nesta empreitada. Não ficaria de fora um profissional que deve olhar de maneira diferenciada para estas relações, identificando possíveis anomalias e depois disto propondo estratégias de enfrentamento.

A integração entre estes atores faz com que a aprendizagem ocorra e o desenvolvimento pessoal dos discentes “deslanche” ocorrendo assim o fenômeno aprendizagem. Sendo assim o Orientador Educacional tem como principal objetivo compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles, sem desconsiderar a contribuição dos professores. Também deve ser ressaltada a importância da contribuição da comunidade neste processo.

A necessidade de integrar todos os profissionais envolvidos no processo educacional tornando a atmosfera estudantil acolhedora e facilitadora de aprendizagem contribui de forma significativa na vida do discente. Desta maneira a orientação educacional auxilia o aluno nos relacionamentos interpessoais, diminuindo distâncias entre todos os atores envolvidos na Escola, além de auxiliar a Coordenação Pedagógica nos percalços encontrados no cotidiano escolar.

O que faz o Orientador Educacional?

Oferece ao aluno ajuda para o seu desenvolvimento pessoal em parceria com os professores, desenvolvendo estratégias pedagógicas apropriadas para melhor aprendizagem tornando o ambiente estudantil acolhedor e seguro para as interações sociais.

Dialoga com os pais e responsáveis pelos alunos com dificuldades de aprendizagem buscando possíveis soluções para a obtenção de melhores resultados no rendimento escolar.

Integra toda a comunidade estudantil (professores, gestores, colaboradores) a busca de um melhor atendimento aos discentes minimizando problemas de relacionamento e ruídos na comunicação.

Senhores Pais e Responsáveis, dúvidas como está seu filho na escola? Venha conversar com o Orientador Educacional!

Eliana Ozório Túbero (Orientadora Educacional)