Sobre a Unidade

História da Escola

A Escola Técnica Estadual Prof. Francisco dos Santos, criada pelo Lei Estadual nº 7.887 de 1963, iniciou suas atividades em 24/04/1963 com o curso de iniciação agrícola, recebeu a denominação acima citada em homenagem ao Sr. Francisco dos Santos, que foi Vereador e primeiro diretor desta U.E.. Em 1963 foram feitos apenas exames de seleção tendo como diretor Dr. Cláudio Marino Cândia, mas não havia lei criando-a oficialmente. Em Março de 1964 iniciaram-se as aulas com alunos aprovados em 1963 estando como Diretor o Prof. Alaur da Matta, a Escola passou a se chamar Colégio Técnico Agrícola Estadual. O colégio funcionou desde 1974 com capacidade provisória de 200 alunos internos, sendo de 540 sua lotação quando concluídas as obras. Em 1975 passa a denominar-se Escola Estadual de 2º grau “Professor Francisco dos Santos”. Em 1994 as escolas técnicas agrícolas são transferidas para o Centro Paula Souza, que contam as Escolas Técnicas Estaduais (ETEC) e faculdades de Tecnologia (FATEC). O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a trajetória do Centro Paula Souza vai além de seus anos de fundação. Sua memória mistura-se com a história centenária do ensino profissional público em São Paulo. Em 1969, o órgão nasceu com a missão de organizar os primeiros cursos superiores de tecnologia, mas no decorrer das décadas, acabou englobando também a educação profissional do estado em nível médio, absorvendo unidades já existentes e construindo novas Etecs e Fatecs para expandir o ensino profissional a todas as regiões do Estado, sendo a maior Rede de Educação Profissional Pública da América Latina.

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Presente em 365 municípios, a instituição administra 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 75 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 323 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos. Nas Etecs, mais de 226 mil estudantes estão matriculados nos Ensinos Médio, Ensino Médio integrado ao Técnico e no Ensino Técnico, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica. As Etecs oferecem 224 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados. A instituição também é reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma organização sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que têm como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas. O reconhecimento se deu por unanimidade em reunião do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), realizada em 14 de setembro de 2021. A Resolução SDE nº 60, de 30 de dezembro de 2021 foi publicada do Diário Oficial do Estado, em 4 de janeiro de 2022 e passou a vigorar a partir desta data.

A Escola atualmente oferece cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Ambiente, Saúde e Segurança e Recursos Naturais, oferecendo cursos Ensino Médio Integrado ao Agropecuária, Ensino Médio Integrado ao Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Administração, Técnico em Agronegócios, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Serviços Jurídicos. Atendendo aproximadamente 560 alunos do município e cidades circunvizinhas (Santa Rosa de Viterbo, Luiz Antônio, Serra Azul, Cravinhos, Guatapará, Cajuru, Rincão, Dumont, Ribeirão Preto, Tambaú, Pradópolis, Sertãozinho, Pontal, Barrinha e Cássia dos Coqueiros, entre outras).

Relação de Diretores da ETEC

  • Dr. Cláudio Marino Cândia (1962-1963).
  • Prof. Alaur da Mata (1964).
  • Prof.ª Arlete Rodrigues (1965).
  • Prof. Francisco dos Santos (1965-1970).
  • Dr. Wilson de A. Santos (1970-1974).
  • Prof. Antônio P. Netto (1974-1976).
  • Prof. Alaur da Mata (1976-1977).
  • Prof. Luiz Carlos da Mata (1977-1978).
  • Prof. Joaristavo D. de Oliveira (1978-1982).
  • Prof. Francisco Eloy Paccioli (1983-1987).
  • Prof. Elidio
  • Profª Maria Luiza G. D. Cintra (1988-1995).
  • Prof. Sergio Myahara (1996-1998).
  • Prof. Francisco J. C. de Andrade (1998-2004).
  • Profª Marta Leandro (2004-2006).
  • Prof. Fernanda G. D. Firmino (2006-2008).
  • Prof. Francisco J. C. de Andrade(2008-2016).
  • Profª. Giulliana P. Sobral (2016-2021).
  • Prof. Marcos de A. Marangoni (2021 – …)

MISSÃO

ASSEGURAR UM ENSINO DE QUALIDADE, GARANTINDO O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS, FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS, CAPAZES DE AGIR NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E ATITUDES, ATENDENDO COM EFICIÊNCIA AS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO, IMPACTANDO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA , NA ECONOMIA SUSTENTÁVEL E NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

PROPORCIONAR A PERMANÊNCIA A TODOS QUE TIVERAM ACESSO À ESCOLA, UM PROCESSO DE ESCOLARIDADE QUE PRIVILEGIE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE LHES POSSIBILITEM APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA E AGIR CRITICAMENTE NA SOCIEDADE, INSTRUMENTALIZANDO-OS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E INSERINDO-OS NO MERCADO DE TRABALHO E EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR.
CRIAR E IMPLANTAR INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, ENVOLVENDO REPRESENTANTES DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE A FIM DE ORIENTAR PROPOSTAS DE MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
MANTER O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ORGANIZADO, CRIANDO PROJETOS INOVADORES QUE SE CONSTITUIRÃO COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL E ESCOLAR.
FORTALECER A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES PARA A AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO DOS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DISPONÍVEIS NA UE.
REFLETIR, CONJUNTAMENTE, SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR, PROPONDO MEDIDAS DESTINADAS A PROMOVER O RETORNO DO ALUNO EVADIDO E TOMANDO MEDIDAS PREVENTIVAS PARA QUE OUTROS ALUNOS NÃO VENHAM A SE EVADIR.

VISÃO DA ESCOLA

SER UMA ESCOLA RECONHECIDA PELA COMUNIDADE PELA SUA COMPETÊNCIA E QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PESSOAS E PROFISSIONAIS DISTINTOS E BEM SUCEDIDOS E TER UMA MAIOR EXPRESSIVIDADE NA PARTICIPAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DA REGIÃO.