MTec-N – Desenvolvimento de Sistemas em visita ao Museu Histórico Simonense “Alaur da Mata”

Na noite de ontem, 31/05/2023, com supervisão dos professores Eliezer Fernando Longo (Coordenador de Curso – Área Técnica) e João Augusto Pereira, os alunos do Ensino Médio Técnico Noturno em Desenvolvimento de Sistemas visitaram o […]

1 de junho de 2023 12:51 pm Destaque, Manchete, Visitas Técnicas

Na noite de ontem, 31/05/2023, com supervisão dos professores Eliezer Fernando Longo (Coordenador de Curso – Área Técnica) e João Augusto Pereira, os alunos do Ensino Médio Técnico Noturno em Desenvolvimento de Sistemas visitaram o Museu Histórico Simonense “Alaur da Mata”, confira abaixo algumas fotos.

Alaur da Matta “Birolo” 1925-1991

Descendente de família tradicional simonense, Alaur formou-se contador e professor. Lecionou em Presidente Prudente, Pinhalzinho, Jaborandi, Luiz Antônio e na escola CAVIGA em São Simão. Foi um exímio artista artesanal, conhecido nos meios artísticos, pois comparecia assiduamente em todos os eventos sempre elevando o nome de São Simão. Em 9 de julho de 1991, foi condecorado durante as solenidades cívicas em frente ao mausoléu dos heróis de 32, pelos relevantes serviços prestados a causa constitucionalista, em que fazia parte da ativa como membro do conselho supremo do MMDC e organizou, em São Simão o cinquentenário do movimento de 32. Medalhista e Mumismático, grande incentivador da filatelia, criou o carimbo e selo do cinquentenário do ensino secundário em São Simão e foi também o responsável direto do carimbo do ETC comemorativo do cinquentenário da AEQuirinense de 24 à 30/09/1984 e exposição de selos do clube em que defendeu no campeonato amador de 1949, como futebolista. Fundou a “FUNCUS”. Fundação Cultural Simonense e viu ser concretizado um sonho a remodelação do antigo prédio da Escola Normal Livre, ex Mercado, para acervo cultural durante a gestão do prefeito Samir Geraigire (28/10/1988), cujo conteúdo é mundialmente conhecido. Alaur foi conhecido na França, Noruega,Checoslováquia nos meios arqueológicos. Por duas vezes foi monitor do Projeto Rondon – Mato Grosso – Alto do Paraguai e Piauí. Durante sua permanência nas localidades, Ameliópolis e Pinhalzinho, foram eregidas Igrejas sob seu comando e orientação, a primeira São José.
Foi autor da primeira historia sobre o município de Luiz Antônio em 1963. Faleceu na tarde no dia 29/08/1991, em Ribeirão Preto SP vitima de um infarto decorrente de uma cirurgia em que foi submetido na próstata.

Compartilhe


Veja também